Pesquisar este Blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CONHECIMENTO E CONSCIÊNCIA

O Estado do Amapá possui uma extensa jazida arqueológica, que aos poucos vão sendo descoberta e registradas pelos órgãos governamentais, isso quando essas descobertas não atrapalham algum tipo de construção (civil) ou projetos a serem implantados, onde, de repente, se encontra algum sitio arqueológico. Até meados de 2009, Muitos amapaense já estava ciente de que, tal achado poderia paralisar as construções ou implantação dos projetos no local, até que se fizesse uma avaliação do sitio. Isso leva tempo, e tempo demais. Portanto, as pessoas escondiam, e muitas ainda escondem essas descobertas, destruindo todos os artefatos ali encontrados em prol de suas realizações pessoais e financeiras. Atualmente o Estado do Amapá, que vem sendo vilipendiado há séculos em suas riquezas, passa agora, pela fase da pirataria de artefatos históricos. Agora as pessoas que descobrem estes artefatos estão cientes do valor destes (valor financeiro) e passaram a preservá-los para vender no mercado negro.

  
Sitio Arqueologico da UNIFAP
Foi-se o tempo em que nossas urnas eram quebradas devido às estórias de nossos avós, aquelas de que havia potes com moedas de ouro enterradas por ai e que nos era revelada em sonhos. Sendo assim, quando uma urna era encontrada por alguém, logo era quebrada com a esperança de se concretizar tais sonhos.


Lembram o que aconteceu com os pergaminhos de Qumran? Em 1947, Juma Muhammed subiu em um rochedo, atrás de uma cabra, e encontrou entra as rochas umas cavernas, bem pequenas, onde encontrou vários vasos de barros lacrados e logo deve ter pensado:  o que mais poderia haver numa caverna do deserto senão um tesouro? Muhammed Ahmed, primo de Juma, pensou a mesma coisa e acordou de madrugada e correu à caverna sozinho. Destruiu vários vasos a procura de ouro e com eles danificou boa parte dos pergaminhos.




Foram descobertos muitos sítios cemitérios na zona rural e urbana de quase todos os municípios do estado. Foram encontrados principalmente urnas funerárias ainda com restos humanos e que nos revela um pouco da historia dos povos primitivos do Amapá. Ate então tudo o que existia sobre o nosso passado é datado do período colonial. Esses sítios arqueológicos são importantes para o resgate da nossa historia.

No entanto, fatos de diversas naturezas vem causando a destruição desse Sítios Arqueológicos, podemos destacar os danos causados pelo tempo, ignorância ou descaso da população e, principalmente os interesses econômicos imediatos.
Em campanhas esporádicas, os órgãos governamentais divulgam e promovem essas descobertas e sua valorização. Porém, essa divulgação é efêmera e de pouco alcance junto a população, visto que a mesma passa a ter conhecimento destes artefatos, mas não tem consciência da importância de preserva-los.

kaikuxi@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário