Pesquisar este Blog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

COLOSSO DE RODES




2ª Maravilha do mundo antigo – Colosso de Rodes era uma estátua de bronze de 30 metros de altura que representava o deus do Sol grego, Apolo (Helius para os romanos). Esculpida em 280 a.C. por Chares, de Lindos, uma das cidades da ilha de Rodes, ela foi feita para guardar a entrada do porto e comemorar a retirada das tropas do rei macedônio Demétrio Poliorcetes, que promoveu um longo cerco à ilha.

Alguns relatos dizem que o metal para a estátua foi conseguido fundindo os armamentos abandonados pelos macedônios. O Colosso tinha uma tocha em uma das mãos e uma coroa de chamas (alguém copiou a ideia por estes lados), e que os dois pés de Apolo estavam apoiados na mesma base e outras fontes pregam que eles estariam separados em diferentes pilares, um de cada lado do porto, de modo que as embarcações que chegassem teriam de passar sob ele.

Um terremoto o derrubou e ele ficou esquecido durante muito tempo até ser resgatado, fundido e trocado por 900 camelos num negocio entre árabes e comerciantes de sucata judeus.

G. Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário